Aqui ficam alguns dados sobre este compositor: Jean Baptiste Lully, nasceu em Florença em 1632, tendo falecido em Paris em 1687. Aos 13 anos Lully foi levado para Paris pelo cavaleiro de Guise, para satisfazer o desejo da sua sobrinha "madmoiselle" de Montpensier, que procurava "un joli petit italien" com quem pudesse conversar na sua língua. Rapidamente se tornou um dos melhores violinistas da orquestra privada desta princesa que o acolheu. Entretanto sabendo do valor do músico, o jovem Luís XIV, mandou que o contratassem para o seu conjunto de "vinte e quatro violinos", ao longo do tempo passará a ser um dos favoritos do rei. Em 1662, tornou-se amigo de Molière, com quem colaborou até 1671. A sua morte acabou ironicamente por se relacionar com a sua actividade musical. Em 8 de Janeiro de 1687, feriu-se num pé com o grande bastão de direcção, com que marcava os compassos, quando apresentava uma peça musical para comemorar a cura de Luís XIV. A ferida que fez gangrenou, vitimando-o três meses e meio depois... Lully teve 6 filhos, 3 dos quais também foram músicos, a quem dixou uma consideravel fortuna, conseguida com a sua música. Na sua obra podem contar-se a composição de 32 bailados, 11 comédias-bailados ou pastorais (com Molière), 14 tragédias líricas, entre outras pequenas peças.
Aqui ficam alguns dados sobre este compositor:
RépondreSupprimerJean Baptiste Lully, nasceu em Florença em 1632, tendo falecido em Paris em 1687.
Aos 13 anos Lully foi levado para Paris pelo cavaleiro de Guise, para satisfazer o desejo da sua sobrinha "madmoiselle" de Montpensier, que procurava "un joli petit italien" com quem pudesse conversar na sua língua.
Rapidamente se tornou um dos melhores violinistas da orquestra privada desta princesa que o acolheu.
Entretanto sabendo do valor do músico, o jovem Luís XIV, mandou que o contratassem para o seu conjunto de "vinte e quatro violinos", ao longo do tempo passará a ser um dos favoritos do rei.
Em 1662, tornou-se amigo de Molière, com quem colaborou até 1671.
A sua morte acabou ironicamente por se relacionar com a sua actividade musical. Em 8 de Janeiro de 1687, feriu-se num pé com o grande bastão de direcção, com que marcava os compassos, quando apresentava uma peça musical para comemorar a cura de Luís XIV. A ferida que fez gangrenou, vitimando-o três meses e meio depois...
Lully teve 6 filhos, 3 dos quais também foram músicos, a quem dixou uma consideravel fortuna, conseguida com a sua música.
Na sua obra podem contar-se a composição de 32 bailados, 11 comédias-bailados ou pastorais (com Molière), 14 tragédias líricas, entre outras pequenas peças.
Clara Rocha
j'aime bien se que tu ecrite
RépondreSupprimerbonne chance.